quarta-feira, 2 de março de 2011

Flat Fun - "Passos Errados"

Para inaugurar o blog, nada melhor do que comentar sobre o meu trabalho mais recente e que está dando um ótimo retorno. Mas para contar a história inteira, primeiramente preciso voltar para o ano de 2009, quando conheci a banda Flat Fun. Eles me procuraram para editar e finalizar o clipe "A Outra Aurora" que tinha sido gravado por outra pessoa. Nessa época trabalhava comigo, o Nichollas Nicolau, um grande amigo e um ótimo editor. Ele que sugeriu toda a arte feita no clipe.

Por terem gostado do resultado final, o Nichollas acabou fazendo também a arte do CD deles:


E desde então, eles já tinham uma ideia para um próximo clipe, da música "Passos Errados", dessa vez com a produção inteira sendo nossa. Porém, decidimos que só iríamos começar a produzi-lo no ano seguinte.

Já em 2010, começamos a pensar no roteiro baseado numa história criada pelo Alessandro, vocalista da banda. Além disso também iniciamos contato com o ator global Gustavo Leão (irmão do Alessandro) para saber da disponibilidade dele em participar do videoclipe.

Devido às gravações da novela "Ti-Ti-Ti", o Gustavo só poderia gravar conosco em maio. Foi então que começamos a nossa pré-produção.

Com o roteiro fechado, sugeri a banda que locássemos uma Canon 5D Mark II para a gravação, pois como todos sabem é uma câmera diferenciada e que está sendo muito utilizada tanto em videoclipes como em TV, publicidade, filmes, etc. Pensei até em uma HVX 200 da Panasonic, porém achei a Canon com um melhor custo-benefício e com um conjunto de lentes que era excelente para o que queríamos.

Fomos então buscar as locações. A primeira ideia de local para a banda tocar seria no meio de containers, porém nenhuma das empresas (não vou citar os nomes) que procuramos nos liberou para gravar. Depois desse probleminha surgiram diversas outras ideias, mas acabamos chegando a conclusão que seria bacana fazer em algum estúdio e nele montar um cenário. Na hora pensei no estúdio de TV da UNIMONTE, então entrei em contato com a Raquel Pellegrini (Coordenadora dos Cursos de Comunicação) e consegui marcar uma data para gravarmos lá. Também conseguimos autorização de dois shoppings de Santos (Praiamar e Miramar). E isso tudo para um domingo!


Na semana da gravação do clipe, Beto Crash, um amigo da banda, começou a preparar o cenário do clipe. Se eu não me engano, ele conseguiu grafittar tudo em apenas um dia (essa informação pode estar equivocada....rs).

A equipe de gravação era formada por: Lorraine Lopes (Produção), Allan Montrezol (Direção de Fotografia), Danilo Pimentel (Assistente de Fotografia) e a maioria dos alunos que estavam fazendo a minha oficina na Cadeia Velha (eles que gravaram o making of do clipe e alguns ajudaram na produção). Por sinal, em breve farei um post comentando sobre a oficina.

No dia da gravação, começamos às 7h da manhã na casa do Zapata (guitarrista da Flat Fun) para a cena do Gustavo acordando. De lá fomos para o Gonzaga onde gravamos a cena dele saindo do prédio e passando pela banca de jornal. Em seguida tínhamos que ir correndo para o Praiamar, pois a nossa autorização para gravar era só até o meio-dia, horário em que o shopping abria. Lá gravamos na escada-rolante e no banheiro.

Fomos então para o Miramar, mas antes de gravarmos rolou um breve almoço. Após o descanso gravamos na Evolution Skateboard e corremos para o centro da cidade para finalizarmos as cenas da história. Enquanto acabávamos, parte da equipe foi para a UNIMONTE preparar o cenário.

Começamos a gravar na UNIMONTE por volta das 21h, 22h e só conseguimos sair de lá umas 2h, 2h30. Ou seja, das 7h da manhã de um dia até as 2h30 do outro. Foi um dia extremamente cansativo, mas que com certeza valeu a pena.

A edição ficou a cargo de Rubens Nobre, mais conhecido no mundo musical como RUB. Ele é um grande amigo e parceiro com quem já fiz diversos trabalhos.

O clipe gerou muita repercussão para banda e para a produtora. A notícia se espalhou por diversos sites, blogs, jornais e TVs. Com ele também ganhamos 3 prêmios. Dois no 8º Curta Santos: "Melhor Direção" e "Melhor Videoclipe - Escolha do Público" e "Melhor Videoclipe" na VII Mostra Competitiva de Vídeos do Interior.

Fizemos uma festa de lançamento no Studio Rock Café e logo após ele estreou na programação da MTV. Porém a maior novidade só veio esse ano: pela primeira vez, um clipe que dirigi foi exibido no Multishow. Foi no dia 22 de Janeiro que rolou a estreia. Um fato extremamente raro para bandas independentes da Baixada Santista.

Só tenho a agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho: Erik, Alessandro, Flavinho, Zapata, equipe de filmagem, alunos da oficina, Raquel, Miramar, Praiamar, Fabiano da Evolution, Beto, Gustavo, Lanny, Felippe, pai e irmão do Zapata, Karen e espero que não tenho esquecido de ninguém.

Ufa! Chega! Acho que escrevi demais....rs.

Aqui está um link com diversas fotos do making of:
http://www.flickr.com/photos/santonifilmes/sets/72157624626547812/

O videoclipe:
http://www.youtube.com/watch?v=FXWk6uttg8E



O making of:
http://www.youtube.com/watch?v=tTAiyomSOBg


Bom, é isso aí.
Espero que tenham gostado.
Se alguém quiser perguntar alguma coisa, é só perguntar.
Estamos aí!
Até mais!

Abraço!

3 comentários:

  1. A gente q tem q sempre ti agradecer por essa obra!
    lendo tudo isso, lembrando como deu trabalho e foi superado dá mou orgulho!

    obrigado mesmo bruno! abraços...

    ResponderExcluir
  2. Voltaria tudo se precisasse... Menos na hora da multa... haha! Agradecidos por essa parceria, Bruno!
    Um grande abraço.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!
    Parabéns pelo trabalho, de todos valeu muito a pena!

    ResponderExcluir